Em uma iniciativa conjunta e articulada entre o Instituto Novos Paradigmas, a Open Society Foundations e a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Projeto Democracia, Equidade e Enfrentamento ao Autoritarismo reuniu organizações não governamentais, representantes de governos, parlamentares, defensores de direitos, professores e pesquisadores, entre tantos outros que se puseram a agir em defesa de uma sociedade justa, igualitária e fraterna. Através de diálogos e diversas atividades, diferentes olhares e posições convergiram em um mesmo sentido e preocupação: a democracia está sob ataque, corre riscos e precisa ser defendida para ser aprofundada.
Neste sentido, o projeto dá visibilidade e revitaliza iniciativas, experiências e legados democráticos e participativos que agem no Sul global e reúne sobre a mesma agenda – democrática, progressista e humanista – uma ampla gama de atores e protagonistas da defesa da equidade e da pluralidade.
O projeto foi dividido em Ciclos de Discussões. Acompanhe as ações realizadas e os documentos e conteúdos resultantes deste desafio.
O lançamento do projeto e a realização do primeiro Ciclo de Discussões sobre Democracia, Equidade e Enfrentamento ao Autoritarismo aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2024, em Brasília, no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty.
O evento que contou com a presença de 20 palestrantes e um público com mais de 150 participantes, foi dividido em dois painéis onde foi possível iniciar a construção de um processo de conhecimento e reflexão que tinha por finalidade fortalecer a agenda democrática. O primeiro painel tratou sobre A democracia do Século XXI: as perspectivas para um novo ciclo de expansão dos direitos sociais; e o segundo debateu sobre Democracia, participação, processos eleitorais e o direito à informação.
Acesse os botões abaixo e saiba mais sobre os resultados e conteúdos produzidos a partir desta importante ação.
O Ciclo 2 do Projeto Democracia, Equidade e Enfrentamento aos Autoritarismo voltou suas atividades para debater a Democracia e o Sul global. O objetivo desta etapa foi dar visibilidade e revitalizar as iniciativas, experiências e legados democráticos e participativos que agem no Sul global, além de reunir uma ampla gama de atores e protagonistas da defesa da equidade e da pluralidade.
Ele foi idealizado a partir de um processo preparatório composto por uma consulta pública e por três sessões de discussão, intitulado de Oficina Preparatória. Esta trilha percorrida resultou em um texto base robusto que foi apresentado à sociedade civil durante o painel "Vozes pela Democracia - 20 propostas para o G20", realizado no dia 15 de novembro de 2024, que foi parte integrante da programação do G20 Social. A atividade atraiu mais de 200 pessoas e reuniu figuras proeminentes na defesa da democracia e dos direitos fundamentais, além de diversas organizações da sociedade civil. Cabe destacar que o textp apresentado foi depositado no repositório de documentos a serem debatidos no próximo encontro do G20, na África do Sul.
Acesse as sessões preparatórias e os documentos e conteúdos produzidos a partir desta iniciativa.
O Ciclo 3 foi composto por um conjunto articulado de ações que deram continuidade às ações dos ciclos anteriores. As atividades objetivaram consolidar o campo democrático em torno de uma agenda comum de defesa da democracia, da soberania, da integração regional e da equidade social, a partir da perspectiva do Sul Global. Buscou-se, ainda, ampliar a rede de envolvimento, incorporando novas organizações e personalidades da sociedade civil, representantes de governos progressistas africanos, europeus e latino-americanos e formuladores de políticas públicas com foco social.
Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades:
Aula pública de lançamento do Ciclo 3, onde ativistas, movimentos sociais, pesquisadores e representantes governamentais se reuniram para a apresentação e debate do documento “20 Propostas para o G20”. O encontro foi realizado, no dia 20 de janeiro de 2025, durante evento do Fórum Social Mundial, na Praça da Matriz, em formato de aula pública, com enfoque central na democracia e na equidade social no Sul Global.
Seminário Internacional Democracia, Equidade e Enfrentamento ao Autoritarismo: a experiência de frente ampla e progressismo no Uruguai e a integração da América do Sul, realizado no dia 27 de fevereiro de 2025, em Montevidéu, que reuniu governos progressistas.
Lançamento e exibição do documentário Vozes pela Democracia: Propostas ao G20, realizado no dia 15 de março de 2025, em Porto Alegre.
Seminário Internacional Crise do Multilateralismo e os Caminhos do Sul Global, realizado, no dia 04 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, em parceria com o BRICS Policy Center e o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Na oportunidade foram debatidas alternativas à crise da governança global a partir de perspectivas democráticas do Sul Global.
Oficina de Imersão realizada com organizações parceiras com o intuito de consolidar vínculos políticos e a construção de pautas comuns entre os atores integrantes da rede constituída ao longo dos ciclos anteriores.
Acesse as informações sobre estas atividades e os documentos e conteúdos produzidos.
Publicações


Defendemos a democracia
e os direitos fudamentais
Telefone: (51) 98992-3003