Notícia
    
 
Líderes sul-americanos defendem novo modelo de atuação coletiva dos países do bloco
As transformações da economia global, o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho e os impactos da pandemia da Covid-19 são alguns dos desafios atuais dos governantes da América do Sul. Diante de um cenário tão complexo, agravado por disputas políticas acirradas e, muitas vezes, contaminadas por desinformação e discursos de ódio, líderes políticos dos países da região organizaram um documento que começa a ser distribuídos hoje aos presidentes sul-americanos. Os primeiros a receberem a carta, nesta segunda-feira (14), serão Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Gabriel Boric (Chile).
Entre as diretrizes apresentadas pelos signatários da carta, estão a necessidade de reorganização dos organismos institucionais do bloco para tornar suas atuações mais abrangentes e efetivas e a atualização de normas e regras para adequá-las ao novo momento. A ideia é que haja articulação para assuntos de interesse comercial, econômico, político, sanitário e na área de infraestrutura.
Tarso Genro, ex-ministro da Educação e ex-ministro da Justiça, é um dos coordenadores do trabalho. Presidente do Instituto Novos Paradigmas (INP), Tarso destaca que essa articulação é chave na globalização. "Não há questão local que, de alguma forma, não seja também uma questão regional e global", sintetiza o ex-ministro.
A carta aos presidentes é fruto de vários encontros internacionais promovidos pelo INP em parceria com a Fundação Chile 21, que tem entre os seus diretores tem Carlos Ominami, ex-ministro da Economia do Chile e outro coordenador das atividades. Tarso também ressalta a contribuição de Javier Miranda (ex-presidente da Frente Ampla do Uruguai), Rafael Bielsa (ex-ministro das Relações Exteriores da Argentina) e Celso Amorim (ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil). Os ex-presidentes Pepe Mujica (Uruguai) e Ernesto Samper (Colômbia) também acompanharam a elaboração do documento.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Tarso Genro detalhou a iniciativa.

Ouça em: https://on.soundcloud.com/E3B28

CONFIRA A íNTEGRA DA CARTA AOS PRESIDENTES DA AMÉRICA DO SUL