15 de Jul de 2025
INP reúne personalidades e lideranças para debater unidade em 2026
Nesta segunda-feira, 14 de julho, data que celebra a Revolução Francesa,o Instituto Novos Paradigmas - INP, realizou, na Casa Verso, um encontro amplo com personalidades e lideranças políticas de vários partidos políticos para discutir a articulação de uma unidade de caráter frentista no RS. O debate integra a preparação para a sua programação deste 2° semestre.
É um período decisivo em que o INP continuará os debates doutrinários e políticos, que tem feito no país e no exterior, sobre a unidade político-eleitoral frentista, para que o campo democrático e republicano possa compor, por afinidades explicitadas nos debates, diretrizes e consensos, tanto para as eleições estaduais como para as eleições nacionais.
Para tanto, foram convidadas personalidades políticas, partidárias e sem partido, da esquerda, da centro-esquerda e do centro democrático, que tem afinidade com estes propósito, muitas delas colaboradoras do Instituto desde a sua fundação.
Embora a reunião não tivesse a finalidade de indicar candidatos ou sequer propor o desenho de uma Frente, aqui no Estado - tarefa que é própria dos Partidos - o INP convidou vários líderes políticos que, segundo notícias que circulam em vários âmbitos, estão sendo cogitados como prováveis candidatos a cargos majoritários, nas eleições do próximo ano.
Já foram verificados quatro importantes consensos, nas falas apresentadas na reunião de ontem, que seguiram a avaliação da crise do sistema de poder global, feita por Tarso Genro e uma apresentação conjuntura nacional, feita pelo Professor João Carlos Brum Torres:
1. a mensagem a ser passada nestas eleições deve ter um caráter universalista, que retome a ideia de construção da nação, soberana e democrática, como espaço de justiça social, desenvolvimento e coesão social, com a construção de um moderno Estado de Bem Estar, dentro de um regime democrático renovado;
2. Foi aceito o entendimento que, para a montagem das Frentes eleitorais adequadas para a conjuntura que vivemos, não é correto o método de cristalizar, por escolha definitiva, candidatos aos cargos majoritários, internamente, para depois "oferecê-los" aos parceiros da Frente, para mera adesão;
3. O INP promoverá, no início do mês de agosto, um debate especial sobre Segurança Pública, com a presença do Professor Luiz Eduardo Soares, figura de destaque internacional, para abordar este grave problema institucional e político do país;
4. Constatou-se na reunião, também, que os presentes entendem que a candidatura à Presidência da República mais adequada para nos unir, no contexto nacional e global em curso, é a do Presidente Lula.
Participaram personalidades como Carlos Lupi, Juliana Brizola, Beto Albuquerque, Edegar Pretto, Manuela D´Ávila, Matheus Gomes, Afonso Mota, J.C. Brum Torres (expositor inicial), Carlos Pestana, Raul Carrion, Jorge Branco, Henrique Fontana, Mari Perusso, José Fortunati, Eliezer Pacheco, Brites Jaques, Ana Severo, Maria Augusta, Cel.Moiano, João Mota, Telmo Magadan, Antonio Augusto, Alexadre Bublitz, Heverton Lacerda, pres. da Agapan, entre outros.
Defendemos a democracia
e os direitos fudamentais
Telefone: (51) 98992-3003