O tema da democracia se transformou em agenda prioritária em todo o planeta. Organizamos um projeto de ciclos de debates entre a sociedade civil, movimentos sociais e o governo brasileiro, cujos objetivos centrais são: dar visibilidade e revitalizar as iniciativas, experiências e legados democráticos e participativos que agem no Sul global; e, reunir sobre a mesma agenda uma ampla gama de atores e protagonistas da defesa da equidade e pluralidade. Já realizamos o primeiro ciclo em fevereiro de 2024 em Brasília. Agora estamos desenvolvemos o segundo ciclo que terá seu ponto alto no Rio de Janeiro, durante o G20 Social, no dia 15 de novembro.
PERCORRA ESTA TRILHA CONOSCO!
CICLO 2: A DEMOCRACIA E O SUL GLOBAL
Propósitos 1
Conhecer as elaborações e práticas que visam radicalizar a democracia e a participação social; as medidas de defesa da democracia e combate ao extremismo de direita; e as experiências de participação e controle social, com vista a fortalecer a agenda democrática dos direitos fundamentais.
2 Primeiro Ciclo
Atividade realizada em Brasília, no dia 21/02/24, no Itamaraty. Reuniu mais de 20 palestrantes; 150 pessoas na plateia e cerca de mil visualizações na TV DDF.
Segundo Ciclo 3
A perspectiva do Sul global frente à pauta do G20. Colaborar com as sociedades do Sul global, no sentido de construir conceitos e paradigmas para novos modos e experiências de democracia participativas e substantivas, que valorize sua própria transformação no sentido da igualdade e da equidade entre todos os cidadãos.
4 Metodologia
O Ciclo 2 é constituído por um evento principal, dia 15/11, no G20 Social, e de um processo preparatório composto de 03 sessões de discussão, a Oficina Preparatória. Será produzido um texto base para o diálogo com a sociedade civil no G20 Social, fruto da oficina e de consulta para a redação colaborativa. O texto será apresentado no G20 Social, em novembro e será enviado a presidência sul-africana do G20.
Oficinas Preparatórias 5
Reunir ativistas de movimentos e organizações sociais, pesquisadores e técnicos de governo para debater os desafios da democracia para o Sul global. Os resultados serão condensados em um documento de concertação contendo sugestões sobre a visão do campo democrático na defesa da democracia, integração, soberania e equidade social no Sul Global.
6 Sessão 1
Reunião virtual, 19 de agosto, 18h30. Serão apresentados os objetivos do projeto e do Ciclo 2; o relatório do Ciclo 1, o roteiro do documento e a abertura de consulta à sociedade civil para a redação colaborativa.
Consulta Aberta 7
Consulta à sociedade via formulário online, aberta de 19/08/24 a 01/10/24.
8 Sessão 2
Reunião virtual, 17 de setembro, 18h30. Debate sobre prioridades temáticas, princípios e escopo que comporão as listagem de proposições a serem entregues ao repositório do G20.
Sessão 3 9
Reunião virtual, 15 de outubro, às 18h30. Apresentação dos textos subsídios e os resultados da consulta. Debate e inclusão de novas contribuições e encerramento da consulta aberta para elaborar o documento final.