Pesquisa Militares na disputa política e a propagação de fake news
Parceiro: Instituto AMSUR
    
 

A pesquisa teve como objetivo identificar e acompanhar a circulação de teorias e fake news difundidas por determinados militares das ForçasArmadas e policiais, a título pessoal, a respeito de atores e agendas relevantes no contexto pré-eleitoral de 2022.
O percurso metodológico adotado em função deste objetivo foi a confecção de perfis de atores a partir da identificação de sua atuação como propagadores de fake news; a identificação de novos atores a partir da primeira rodada de perfilados, e o acompanhamento das manifestações de uma amostra de 24 atores, em um escopo temporal pré-determinado de 2 meses (8 semanas) de pesquisa.
Os relatórios elaborados evidenciaram a análise dos perfilados no território, as agendas propagadas pelos perfilados, os projetos associados aos perfilados(Frente parlamentar Lealdade acima de tudo e projeto de nação.
Em anexo estão os relatórios: Compilação de perfis; mapas; Redes:sociogramas por atributos e nota sobbre a metodologia e Considerações preliminares sobre o Projeto de Nação e o Instituto General Villas-Boas.