República e Democracia
    
 

Série de entrevistas busca organizar consensos para orientar uma nova frente no Brasil

O Instituto Novos Paradigmas (INP) e o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra), com o apoio da revista virtual Democracia e Direitos Fundamentais (DDF), estão promovendo o projeto “República e Democracia: o futuro não espera”. O objetivo é ouvir grandes personalidades políticas do país na busca de consensos estratégicos. Como presidente dos conselhos do INP e do DDF, o ex-ministro e ex-governador do RS Tarso Genro vai coordenar o trabalho, ao lado da jornalista, pesquisadora e professora Sandra Bitencourt. O sociólogo Jorge Branco, diretor executivo do INP e do DDF, será responsável pela articulação.

Para a execução do projeto estão sendo realizadas entrevistas com lideranças do campo democrático e progressista. Já foram realizados encontros com o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, ex-presidente do PT e ex-Ministro José Dirceu, com o governador do Maranhão Flávio Dino e com o ex-Senador Roberto Requião. Na sequência Flávio serão ouvidos Guilherme Boulos, Aloizio Mercadante, Luiza Erundina, Celso Amorim, Rui Pimenta, Manuela D’Ávila, Marina Silva, Benedita da Silva e Fernando Haddad. “A metodologia das entrevistas visa buscar "pontos comuns" nas ideias apresentadas pelos entrevistados, ao contrário do que é o "normal em nosso meio, que é a verificação dos "dissensos" entre as esquerdas, não de "consensos" superiores que possam informar um programa concertado, para unificar uma nova pluralidade de forças, com o propósito de enfrentar a decadência da República e a crise da democracia liberal”, destaca Tarso.

A base dos diálogos, conforme os organizadores, “deverá girar em torno da questão do Pacto Democrático de 88, cujos desdobramentos, na área da economia e das políticas sociais, não tem tido uma mínima efetividade, que possa ser classificada como satisfatória”. Mesmo que não esteja no escopo do projeto, o slogan “o futuro não pode esperar” sinaliza para 2022 deixando claro que a articulação deve começar o quanto antes.

Um dos líderes da Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974, Vasco Lourenço, saudou a iniciativa e colocou a Associação 25 de Abril à disposição para colaborar com a iniciativa do INP e do DDF. “Sempre considerei que é fundamental que as forças democráticas tentem unir-se à volta do essencial, colocando de lado o acessório que as divide ou pode dividir. Foi isso que fizemos e vimos fazendo há 38 anos na Associação 25 de Abril. Foi isso que em Portugal aconteceu com a Geringonça”.

Mais detalhes do projeto República e Democracia serão divulgados nos sites:
www.novosparadigmas.com.br, www.direitosfundamentais.org,br e wwww.defesaclassetrabalhadora.com.br

As transmissões ao vivo foram feitas pelas respectivas páginas do facebook e youtube e também transmitidas pela TVT, sempre às terças-feiras, às 22:30, TVE Bahia, UOL e Rádio Brasil atual 38.9 FM, para a Grande São Paulo.O público estimado que já acompanhou as primeiras quatro edições, entre Redes Sociais e outras plataformas, supera 2 milhões de pessoas.

Entrevistas
    
 

José Dirceu - 25/01/2021

José Dirceu de Oliveira e Silva, advogado, por três vezes presidente nacional do PT, foi deputado estadual e federal pelo estado de São Paulo e ministro-chefe da Casa Civil durante o governo Lula

Ciro Gomes - 18/01/2021

Ciro Ferreira Gomes é advogado e professor universitário, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente. Em mais de três décadas de vida pública, foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Seu último mandato político foi o de Deputado Federal entre 2007 e 2011.

Flávio Dino - 01/02/2021

Flávio Dino de Castro e Costa é o primeiro governador da história do PC do B no Brasil. Nascido em São Luís, Dino é advogado, professor e ex-juiz federal. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuou no movimento estudantil e, depois, assessorou sindicatos de trabalhadores. Em 1994, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para juiz federal, cargo que exerceu por até 2006, quando deixou a carreira para entrar na política.

Roberto Requião - 05/02/2021

Roberto Requião de Mello e Silva  advogado, jornalista, urbanista , deputado, prefeito de Curitiba, Governador do Paraná por três vezes e Senador, expressão histórica e à esquerda do MDB.

Guilherme Boulos - 08/02/2021

professor, coordenador do MTST e da Frente Povo sem Medo. Foi candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, é bacharel em filosofia, psicanalista, ativista, sendo reconhecido como uma das principais lideranças da esquerda no Brasil.

Benedita da Silva - 12/02/2021

Graduada em Assistência Social e Estudos Sociais. Fundadora do PT. Vereadora, Deputada Federal, Senadora, Vice-governadora, Governadora do RJ, Ministra de Desenvolvimento Social do primeiro Governo de Lula, e Secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Aloísio Mercadante - 15/02/2021

loizio Mercadante Oliva, paulista de Santos, economista e militante histórico do PT, já ocupou a vice-presidência do partido, foi senador pelo estado de São Paulo, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, e Ministro da Educação por duas vezes, além de ministro da Casa Civil.

Carlos Siqueira - 20/02/2021

Carlos Roberto Siqueira de Barros é advogado, militou na defesa dos direitos humanos por intermédio do gabinete de assessoria jurídica às organizações populares e da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. É presidente nacional do PSB.

Celso Amorim - 01/03/2021

Celso Luiz Nunes Amorim é diplomata brasileiro, ex-ministro da Defesa (2011 a 2015) e ministro das Relações Exteriores do Brasil por duas vezes (de 2003 a 2010). Atualmente é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1965, obtendo título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967.

Manuela D' Ávila - 08/03/2021

Jornalista, escritora, liderança comunista, feminista e antifascista, indispensável na defesa democrática. Vereadora aos 22 anos, com 14 anos de mandatos parlamentares pelo PCdoB, candidata à vice presidência na chapa do Haddad em 2018 e à prefeitura de Porto Alegre em 2020.

Marina Silva - 12/03/2021

Liderança reconhecida no Brasil e no mundo com mais de três décadas de vida pública em defesa da vida, da proteção da Amazônia, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Um reconhecimento construído na atuação em movimentos sociais e sindicais, em mandatos de vereadora, deputada estadual, senadora e ministra do meio ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.

Fernando Haddad - 15/03/2021

Professor universitário, autor de cinco livros, Bacharel em Direito com especialização na área cível, Mestre em Economia e Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também lecionou a disciplina teoria política contemporânea. Foi ministro da educação entre 2005 e 2012, quando licenciou-se para disputar a prefeitura de São Paulo e logo governar a maior cidade da América Latina. Filiado ao PT desde os 20 anos, foi também candidato petista à Presidência da República em 2018, conquistando 47 milhões de votos no segundo turno.